Cadeg Ecológico

Cadeg Ecológico

IMG_5823[1]

A preocupação com a questão ambiental deixou de ser um assunto para ecologistas e ambientalistas e entrou definitivamente para o nosso dia a dia. Os três Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar se tornou prática comum. Indústrias, empresas e cidadãos comuns todos têm um papel importante na sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

Os assuntos globais como fontes de energia sustentáveis, aquecimento global, efeito estufa, gestão de resíduos, preservação do meio ambiente, qualidade de vida e saúde, eficiência energética, preservação da biodiversidade, produção de alimentos e fair trade devem ser estudados em uma escala global, mas também é importante aplicá-los no nosso cotidiano, em ações e atitudes que tomamos na nossa rotina. Isso é pensar no mundo como um todo, mas fazer a sua parte na sua cidade, no seu bairro, na sua casa. Se todos fizerem o que está a seu alcance verá isso se desdobrar e repercutir em uma escala exponencial!

No Mercado Municipal do Rio de Janeiro – CADEG, sabemos do papel que devemos interpretar como referência no estado fluminense e a cada ano inovamos e progredimos para estar a frente das questões ambientais.
Temos uma característica de receber predominantemente a produção agrícola do nosso estado. Desta maneira ajudamos a fomentar a economia e a produção de alimentos, beneficiando não apenas os grandes fazendeiros como também os agricultores familiares. O público que compra no CADEG também faz sua parte, pois ao comprar alimentos produzidos localmente, além de incentivar a economia, também ajuda a redução do consumo de combustíveis fósseis que são usados em menor quantidade para fazer o transporte de menores distâncias, reduzindo assim a emissão de gases que aceleram o efeito estufa.

Alguns investimentos que trouxeram mais comodidade e conforto para nossos frequentadores, como novas escadas rolantes, elevadores e banheiros também contribuem de maneira sustentável para um menor consumo de energia e água, trazendo mais eficiência.

A gestão de resíduos, ainda mais em um Mercado do porte do CADEG é um processo de extrema importância na preservação da qualidade da saúde e do meio ambiente. A redução de perdas e desperdícios, desenvolvimento de processos e produtos mais limpos, conscientização ambiental com minimização de acidentes, redução de custos com água, energia e matérias-primas são processos que começaram a ser desenvolvidos no Mercado Municipal em Abril de 2013. O CADEG juntamente com o apoio técnico da empresa KOLETA AMBIENTAL, implantaram o gerenciamento de resíduo, que mostrou-se um grande desafio considerando a diversidade e quantidade do resíduo gerado.
A gestão dos resíduos do CADEG compreende a segregação, classificação e destinação correta para cada tipo de resíduo. Temos orgulho por cumprir toda a legislação vigente, trabalhando de forma sustentável e colaborando para a preservação do meio ambiente. Os serviços de logística, acondicionamento, coleta, transporte e destinação correta de resíduos fazem parte do conjunto de soluções ambientais aplicadas no CADEG.

Estamos em vias de implantar o projeto piloto CADEG ECOLÓGICO, em parceria com a KOLETA AMBIENTAL e COPPE-UFRJ, que realiza o estudo qualitativo e quantitativo dos resíduos que algumas lojas geram. O projeto é aprovado pela FAPERJ, e tem o intuito de avaliar o potencial de geração de energia dos resíduos orgânicos de grandes geradores da cidade do Rio de Janeiro. O CADEG, por ser um grande gerador, é uma fonte importante de resíduos orgânicos os quais, atualmente, são destinados ao aterro sanitário, mas que serão aproveitados para produção de adubo (via digestão aeróbia) e/ou energia (via digestão anaeróbia em biodigestores), seja na forma de energia elétrica ou na forma de gás combustível para uso veicular.

O CADEG inova localmente, buscando se tornar referência para outros mercados no Brasil e assim para tornar a vida de todos melhor!

 

Texto: Thaty Magnavita

Share this post