Por dentro do Mercado

Por dentro do Mercado

fotoantiga0015

O Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (CADEG) é hoje o Mercado Municipal do Rio de Janeiro. Esse título foi concedido pela prefeitura há dois anos, por decreto ao Mercado que foi inaugurado em 1962. Construído para receber os comerciantes da antiga Companhia do Mercado da Praça XV, o espaço foi um sucesso imediato e nos últimos anos tem se modernizado e recebido merecidos investimentos em sua infraestrutura.

 

O CADEG ocupa uma área de 100.000 m². Com 714 lojas e salas, comporta vários segmentos de comércios e serviços com produtos nacionais e importados, como bacalhau, cereais, verduras, legumes, frutas frescas, polpas, laticínios, bebidas, descartáveis e decoração, destacando-se assim como referência de mercado atacadista para os profissionais de gastronomia desde a sua fundação. Além disso, é conhecido como o maior distribuidor de flores do Estado com mais de 120 produtores participantes que fornecem seus produtos diretamente para comerciantes e público varejista.

 

Outro carro-chefe do local é o bacalhau! O peixe tem um volume de vendas, em média, de 20 a 30 toneladas por mês, subindo para incríveis 300 toneladas em dezembro! Aliás, o CADEG é o maior ponto de venda do peixe no Rio.

 

Mas não é só nas flores e no bacalhau que o Mercado é referência. A gastronomia também é um dos destaques pela variedade e qualidade de seus restaurantes – que são em torno de 20 – e, é claro, pelos já conhecidos festivais gastronômicos, que acontecem desde 2013. Não é a toa que, todos os meses, o CADEG atrai a visitação, em média, de 10 mil pessoas por dia e gera cerca de cinco mil empregos.

 

O Mercado Municipal do Rio de Janeiro – CADEG, visando sempre o melhor para seus clientes, também vem investindo cada vez mais em sua infraestrutura. Além do amplo estacionamento com 700 vagas, a construção do novo piso gerou o aumento de mais 150 n o final do ano de 2014 e foram batizados em G1, G2 e G3.  O estacionamento agora é todo sinalizado e, na área coberta, iluminado por leds, além de ser totalmente automatizado.

 

Para finalizar a parte estrutural, o CADEG conta com escadas rolantes e elevadores modernos, facilidade para carga e descarga, equipe especializada de limpeza, e, agora, os três pontos de banheiro – com previsão de mais um no ano de 2015 – também passaram por grandes reformas para atender melhor o público quadruplicando sua capacidade e, assim, evitar filas. Os banheiros foram projetados pelo arquiteto André Rodrigues onde a iluminação por leds – com exaustão inteligente – predomina, onde há disponível um secador de mãos automático e placas de sinalização, além de segurança 24 horas em todo o Mercado.

Compartilhe este artigo